top of page

SOBRE O EVENTO

     A Semana de Educação do Curso de Licenciatura em Pedagogia CAFS/UFPI encontra-se em sua terceira edição e surge a partir de esforços coletivos dos professores em fomentar para além do ensino atividades de extensão e divulgação da pesquisa acadêmica. Deste modo, o evento justificasse pela importância de possibilitar uma formação ampla, diversificada e consistente aos alunos do Curso de Pedagogia e de outros Cursos e Instituições de Ensino Superior por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

       A partir do evento os alunos do Curso de Pedagogia podem integrar suas vivências de ensino com outras experiências acadêmicas, possibilitando interações professores e/ou pesquisadores de diferentes instituições e áreas, o contato com discussões importantes e inovadoras na área de educação, além de possibilitar a divulgação e publicação de experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos discentes e docentes.

       Além disso os temas educação, direitos humanos e diversidade, escolhidos para serem orientadores das discussões neste evento, são imperiosamente necessários, pois, possibilitam a socialização de saberes sobre práticas educativas de acolhimento da diversidade e enfrentamento das violências. O trabalho com essas temáticas segue as orientações da Resolução CNE/CP 01/2016 que traçam as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e que em seu artigo 4º, inciso X assevera que as atividades de formação docente devem possibilitar ao aluno do Curso de Pedagogia: “[...] demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.” (BRASIL, 2016).

O evento busca desenvolver os seguintes objetivos:

 

Promover espaços formativos de construção de conhecimentos sobre as temáticas educação, direitos humanos e diversidade de modo a subsidiar a formação crítico transformadora de educadores e educadoras;

Realizar espaços de discussão acadêmica e científica sobre o cenário educacional contemporâneo brasileiro em relação as temáticas direitos humanos e diversidade;

Discutir alternativas teórico-metodológicas que promovam a defesa dos direitos humanos e diversidade dentro dos espaços escolares;

 

Socializar as pesquisas desenvolvidas por estudantes, professores e comunidade sobre temáticas relacionadas as questões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e pedagógicas em suas interfaces educacionais.

     O evento contou com diversas atividades, entre elas: conferências, mesas redondas, oficinas, minicursos, mostras pedagógicas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos nas modalidades oral e pôster. Totalizando uma CARGA HORÁRIA DE 36 HORAS

SOBRE A 2ª EDIÇÃO DO EVENTO

         A II Semana de Educação do Curso de Pedagogia teve como título: EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E GRATUITA: POLÍTICAS E RESISTÊNCIA. O tema escolhido faz-se necessário devido ao momento político que estávamos vivendo, mudanças no ensino médio, alteração nas propostas de formação de professores, e a implementação da Base Nacional Curricular.  Fazendo-se necessário um intenso debate sobre o papel do Estado frente as decisões políticas voltadas a educação escolar no Brasil, pois, as Universidades Públicas enquanto lugar de formação intelectual, precisa instituir espaços para a realização de debates e propostas. 
     O evento contou com diversas atividades, entre elas: conferências, mesas redondas, oficinas, minicursos, mostras pedagógicas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos nas modalidades oral e pôster. Totalizando uma CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS.
    O curso de licenciatura em Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral foi implementado no ano de 2009.  Teve sua 1ª Semana de Educação no ano de 2017, teve como título: “Conjuntura da Educação Brasileira na atualidade: implicações na formação do educador”, os principais objetivos do evento foram promover debates e discussões sobre a atuação dos profissionais da educação, em especial, dos pedagogos na sociedade e fortalecer a identidade do mesmo em meio as mudanças decorrentes do contexto político, social, econômico e educativo do país. Ocorreram palestras, minicursos, oficinas, mostras pedagógicas e apresentações de trabalhos. O evento contou com a participação de professores da Universidade Federal do Piauí e docentes de outras Instituições de Educação, com participação de 232 inscritos.

SOBRE A 1ª EDIÇÃO DO EVENTO

bottom of page